Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • Os textos a serem publicados devem ser inéditos, no caso de artigos devem conter entre dez e 20 (vinte) páginas, já os relatos de experiência devem conter entre oito e dez páginas, e resenhas devem conter até dez páginas, com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, em espaço 1,5, na letra Times New Roman nº 12, no programa Microsoft Word e podem estar escritos em português, inglês ou espanhol."
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O artigo deve ter no máximo cinco autores(as), sendo que no ato da submissão, pelo menos um(a) deles(as) deve estar ligado a um curso de Pós-graduação Stricto Sensu como discente, docente, bolsista de pós doutorado ou visitante.

Diretrizes para Autores

  1. Os textos a serem publicados devem ser inéditos, no caso de artigos devem conter entre dez e 20 (vinte) páginas, já os relatos de experiência devem conter entre oito e dez páginas, e resenhas devem conter até dez páginas, com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, em espaço 1,5, na letra Arial nº 12, no programa Microsoft Word e podem estar escritos em português, inglês ou espanhol."
  2. Após o título deve vir o resumo do trabalho, contendo entre 150 (cento e cinquenta) e 250 (duzentos e cinquenta) palavras, na letra Arial nº 10, espaço simples, acompanhado de até 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, exceto nomes próprios.
  3. Na página inicial, após o resumo na língua de escrita do texto, deve vir o título e outro resumo, ambos em língua estrangeira (português, inglês, ou espanhol), acompanhado de até cinco palavras-chave, keywords, ou Palabras-claves, separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, exceto nomes próprios. Textos submetidos em outro idioma deverão trazer o resumo e as palavras-chave em português.
  4. O padrão editorial obedecerá às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com especial destaque para o que se segue.
  5. Citações diretas curtas (até três linhas) são inseridas no texto, entre aspas. Citações longas (mais de três linhas) devem constituir parágrafos independentes, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte do mesmo tipo (Arial) e de nº 10, sem aspas.

5.1. Todas as citações devem seguir-se do sobrenome do autor, ano da publicação e número da página, se houver, ou a localização, entre parênteses, apenas com a inicial maiúscula (Ex.: Martins, 1994, p. 15). O ponto final deve ser inserido ao final da frase. Exemplo: “[...] todo processo de seleção deverá ser imparcial” (Carvalho, 1977, p. 15). 

5.2. As notas de rodapé devem restringir-se a comentários e/ou observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações que não devam ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. Devem ser colocadas na parte inferior da página e iniciar-se com a chamada numérica recebida no texto, sem parágrafo. Devem ser digitadas com fonte Arial n. 10, espaço simples entre as linhas, sem espaço para separá-las entre si. O número que indica a nota deve vir depois da pontuação que fecha a frase.

5.3. As referências devem vir no final do texto, em ordem alfabética de seus elementos a partir do sobrenome do autor, com espaço simples entre as linhas e separadas espaço entre si por uma linha em branco de espaço simples. Títulos de livros e periódicos devem vir em negrito.

5.4. Os itálicos devem ser usados apenas no corpo do texto, para palavras em língua estrangeira, reservando-se as aspas para qualquer outro destaque.

5.5. As epígrafes devem vir em letra normal (Arial), fonte 10, espaço simples, sem aspas, seguidas de chamada da indicação de autor entre parênteses, data e página.

5.6. Os elementos essenciais que compõem as referências estão listados abaixo e deverão ser digitados conforme os exemplos:

5.7. Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título em negrito. Edição. Local: Editora, data.

  • Capítulos de livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo sem negrito, aspas ou itálico. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em negrito. Edição (ex.: 3.ed.). Local de publicação: Editora, data. Número do capítulo (se tiver), páginas inicial-final do capítulo.
  • Artigos de periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo em negrito, aspas ou itálico. Título do periódico em negrito, local, volume (v.), número (n.), páginas inicial e final do artigo, mês e ano.
  • Artigos de anais de congressos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo sem negrito, aspas ou itálico. In:NOME DO CONGRESSO (em caixa alta), Número do congresso, ano em que foi realizado, local onde foi realizado. Título da publicação em negrito. Local da publicação: editora, data. páginas inicial e final do artigo.
  • Referências de formato eletrônico: indicação idêntica ao formato convencional, acrescentado de: Disponível em <endereço eletrônico>.  Para documentos on line, acrescentar ainda: Acesso em dia, mês, ano (p. ex.: 10 jun. 2023).
  • Quando houver mais de uma publicação do mesmo autor, repetir o sobrenome e o nome na referência seguinte.
  • Quando houver mais de uma publicação do mesmo autor e do mesmo ano, distinguir por a, b... (p. ex.: (Sartre, 2011a), (Sartre, 2011b...) fazendo a correlação no texto.
  • Quando a referência for de parte de obra (conto, capítulo de livro, etc.), sendo o livro todo do mesmo autor, nome e sobrenome de autor entram na referência da parte da obra e na referência do título da obra; os títulos de partes de obras devem vir em letra normal. Ex.: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do conto, capítulo, etc. sem negrito, aspas ou itálico. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em negrito. Edição. Local: Editora, data. Página inicial e final.
  • No final dos intertítulos necessários não deve haver pontuação (a menos que seja ponto de interrogação ou exclamação).
  • Nos títulos das obras só devem ser usadas letras maiúsculas no início da primeira palavra e em nomes próprios.
  • No caso de obras organizadas, indicar normalmente pelo Sobrenome e nome do organizador, seguidos de org., entre parênteses.
  • No caso de citações incompletas, indicar a sua interrupção por [...].
  • Outros tipos de publicações devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023/2018).
  1. A Comissão Editorial reserva-se o direito de alterar os originais com o fim de condicioná-los a essas e outras normas de seu padrão editorial.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.